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quarta-feira, 25 de abril de 2012

Começando um planejamento de aula




Arindo Siston Junior

 

 

Uma das partes mais importantes na vida do professor é a aula em si, e para que a mesma aconteça com sucesso tem de haver um planejamento prévio, o mesmo é a garantia de que tudo vai estar dentro do controle e de que a turma vai assimilar o que será ensinado na aula, daí nasce à necessidade de um bom planejamento de aula. “No contexto da profissão docente, estamos e estaremos sempre em contato com a questão do planejamento. Somos convocados, diariamente, a elaborarmos planos, programas e projetos para atender às necessidades que surgem no cotidiano do trabalho educativo.” O planejamento é o momento de autonomia do professor no qual ele assume como autor e passa a exercer o direito de pensar, criar e de propor alternativas para que a educação possa acontecer. “Conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação inicial de Professores da Educação Básica (MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, 2000), nenhum professor consegue criar, planejar, realizar, gerir e avaliar situações didáticas eficazes para a aprendizagem e para o desenvolvimento dos alunos se ele não compreender, com razoável profundidade e com a necessária adequação à situação escolar, os conteúdos da área do conhecimento, o contexto escolar, bem como suas especificidades.” Antes de começar a planejar uma aula devemos ter em mente a realidade da turma na escola de estágio no qual atuamos para podermos racionalizar, organizar e coordenar a nossa ação docente, articulando a atividade escolar de acordo com o contexto daquela sala de aula e daquela escola, devemos ter uma teoria que fundamente as ideias em busca da prática concreta.

Características que um planejamento deve ter: Objetividade: Resulta de anotações, análises e interpretações precisas e pertinentes de fatos do cotidiano escolar, tudo isso com o apoio do Professor Colaborador e do Supervisor de Estágio da escola campo. Operacionalidade: O planejamento deve ter condições de ser aplicado e executado, deve ser viável e funcional, dentro do tempo e de acordo com as circunstâncias e métodos existentes. Orientador: Deve apresentar de forma clara e objetiva as diretrizes, os métodos, os meios necessários e as formas de avaliação, tendo coerência, simplicidade, organização e flexibilidade. Responsabilidade: Não adianta elaborar um plano bonito e cheio de novas ideias se não houver como ser executado, e se não assumir a responsabilidade que lhe cabe no planejado. O planejamento é esse conjunto de diretrizes que deve ser levado a sério para que tudo dê certo e para que os alunos aprendam naturalmente e de forma eficiente e sejam avaliados de forma justa.

 

Fonte: Material impresso de Estágio Supervisionado II, IFES/CEAD.

 

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Plano de aula de informática

Arindo Siston Junior
Atila Raphael


Informática – Digitação, formatação e correção ortográfica de texto.


6º ano – noturno
Tempo estimado: 100 minutos – duas aulas
Disciplinas envolvidas: Informática e língua portuguesa

Objetivos Gerais:
Aplicar a forma correta de manipulação de textos no BrOffice Writer para apresentação de trabalhos escolares e avaliar o progresso do aluno.
Conhecer recursos de correção ortográfica, formatação de texto e arquivamento no BrOffice Writer.
Compreender a importância da boa apresentação estética dos textos e sua aplicação nos trabalhos escolares.


Objetivos Específicos:
Digitar texto no Writer.
Utilizar Corretor Ortográfico para verificar possíveis erros de digitação.
Formatar o texto de acordo com o solicitado.
Salvar o trabalho em uma pasta no computador.

Conteúdos abordados:
BrOffice Writer, digitar, formatar e corrigir ortograficamente o texto.
Salvar o texto em pasta escolhida no computador.


Metodologias e recursos:
Quadro branco, explicação verbal, data-show e prática no laboratório.

Avaliação:
Oral, pelo menos uma pergunta para cada aluno.
Prática no computador avaliando a capacidade de manipulação da ferramenta pelo aluno e a capacidade do mesmo cumprir as tarefas da avaliação, com atribuição de notas de aproveitamento.

1ª Aula:
1º Momento: 15 minutos de teoria aula discursiva com auxilio do quadro branco para fazer anotações.

2º Momento: 15 minutos de explicação utilizando Data show para expor o conteúdo já ensinado na explicação anterior e familiarizar o aluno com a ferramenta.

3º Momento: 20 minutos de avaliação teórica verbal. Reunir os alunos em um círculo para discutir a finalidade da ferramenta, para avaliar o desenvolvimento da turma e as dificuldades de cada um, será feito no mínimo uma pergunta a cada aluno a respeito da manipulação do Writer.  Valendo 2 pontos para quem responder corretamente e 0,5 para quem tentar responder. (Min.: 0 – Max: 2)

2ª Aula:
1º Momento: 20 minutos de reconhecimento da ferramenta de texto no computador com atividades simples como, digitação, formatação, correção ortográfica e instrução de como salvar os mesmos onde for escolhido no computador.

2º Momento: 30 minutos de atividade prática e avaliativa, sendo que o aluno deverá digitar o texto (Uma breve história da vida de Machado de Assis¹) fornecido impresso ou exibido no Data Show e formatando. A nota total atribuída ao trabalho valerá (18) dezoito pontos, sendo que:
Digitação de todo texto com ortografia correta, valerá (5) cinco pontos.
Formatação com fonte Arial, tamanho da fonte do título 14 - centralizado, tamanho da fonte do texto 12 - justificado, margem esquerda e superior 3 cm e direita e inferior 2 cm, e o trabalho salvo na pasta com o nome do aluno em Meus Documentos no formato “odt”, com o nome “Formatação no BrOffice”,  valerá (13) treze pontos.

Referência: RENATO SCHECHTER, BROFFICE.ORG: CALC E WRITER, CAMPUS EDITORA, 2007.
Referência do texto a digitar e formatar: ¹http://www.biblio.com.br/defaultz.asp?link=http://www.biblio.com.br/conteudo/MachadodeAssis/MachadodeAssis.htm

terça-feira, 10 de abril de 2012

Plano de aula de informática



Arindo Siston Junior
Atila Raphael

Informática – Formatação de Texto

5º ano – matutino
Tempo estimado: 100 minutos – duas aulas

Objetivos Gerais:
     Aplicar a forma correta de manipulação de textos e figuras da internet no BrOffice Writer para apresentação de trabalhos acadêmicos.

Objetivos Específicos:
      Pesquisar um texto na internet, copiar e colar no Writer.
      Inserir uma imagem da internet referente ao texto.
      Formatar o texto com a imagem de acordo com o que foi solicitado.
      Salvar o trabalho em uma pasta no computador.

Conteúdos abordados:
    BrOffice Writer, selecionar texto, copiar, recortar, colar, renomear, formatação de texto, margens, parágrafos.
      Inserir figuras e textos salvos da internet, fazer a formatação dos mesmos e salvá-los em pasta escolhida no computador.

Metodologias e recursos:
      Quadro branco, explicação verbal, data-show e prática no laboratório.

Avaliação: 
   Oral, pelo menos uma pergunta para cada aluno.
  Pratica no computador avaliando a intimidade do aluno com a nova aprendizagem e a capacidade do mesmo cumprir as tarefas da avaliação, com atribuição de notas de aproveitamento.

1ª Aula:
1º Momento: 15 minutos de teoria com auxilio do quadro branco para fazer anotações.

2º Momento: 15 minutos de explicação utilizando Data show para enriquecer o aprendizado e familiarizar com a ferramenta.

3º Momento: 20 minutos de avaliação teórica verbal. Reunir os alunos em um círculo para discutir a finalidade da ferramenta, para avaliar o desenvolvimento da turma e as dificuldades de cada um, será feito no mínimo uma pergunta a cada aluno a respeito da manipulação do Writer.  Valendo um ponto para quem responder corretamente e 0,5 para quem tentar responder. (Min.: 0 – Max: 1)

  2ª Aula:
1º Momento: 20 minutos de reconhecimento da ferramenta de texto no computador com atividades simples como, digitação, formatação, inserção de figuras, da internet e instrução de como salvar os mesmos onde for escolhido no computador, como uma pasta selecionada para tal.

2º Momento: 30 minutos de atividade prática e avaliativa, sendo que o aluno deverá utilizar um buscador na internet e encontrar um texto e figuras dentro do assunto “REDES SOCIAIS E SEU IMPACTO NA VIDA DO ADOLESCENTE”, montar um trabalho de até duas laudas (páginas) inserindo as figuras e o texto, formatando-o. A nota total atribuída ao trabalho valerá (29) vinte e nove pontos, sendo que:
1.    Pesquisa dentro do tema, com referência ao autor e com assunto de relevância, com ortografia correta e com no mínimo de 15 linhas, valerá (5) cinco pontos.
2.    Montagem de figuras de acordo com o tema proposto terá nota (10) dez pontos.
3.    Formatação com fonte Arial, tamanho da fonte 12 e tamanho da fonte do título 14, texto Justificado, margem esquerda e superior três cm e direita e inferior dois cm, e o trabalho salvo na pasta com o nome do aluno em Meus Documentos no formato “odt” de acordo com a ferramenta de texto escolhida para tal, com o nome “Formatação no Writer”, valerá (15) quinze pontos.

Bibliografia:
      BrOffice.Org: Calc e Writer - RENATO SCHECHTER

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Resumo do filme Sociedade dos Poetas Mortos.

O filme Sociedade dos Poetas Mortos mostra uma realidade que se passa em uma escola que usa a forma de internato para alunos do sexo masculino chamado Welton. A mesma tem uma educação rígida, tradicional baseada nos princípios de Tradição, honra, disciplina e excelência. Todo esse rigor e tradição que leva os pais a escolherem o internato como base educacional para que ingressem nas melhores universidades.
De estilo pedagógico cientifico, valorizando a medicina, direito e engenharia, não dando tanta importância à literatura e a arte dramática. Isso se torna evidente quando um aluno de nome Neil não convence o pai de que deseja e deve estudar arte dramática, Neil entra no mundo do teatro e o pai o aborda depois de descobrir que ele participa de uma peça de teatro.
A imagem feminina é prevalecida pela razão masculina. O sexo feminino é tratado como inferior ao sexo oposto. O aluno Neil é levado ao suicídio por não concordar com a imposição do pai em relação à escolha da carreira profissional.
Indo contra tudo isso o professor John Keantig que defende o ensino com base no próprio processo de vida, ele ensina que a educação deve se confundir com a vida, fugindo dos paradigmas defendidos pelo internato, o professor utiliza outros espaços não convencionais para desenvolver atividades diferentes, melhorando a convivência com os alunos. O filme possui cenas no qual o professor encoraja os alunos a subirem na mesa, falarem alto e arrancar páginas de um livro, considerando-os como algo sem valor, dessa forma ele abandona o currículo padronizado pela entidade de ensino e mostra aos alunos como podem pensar por si próprios.
O filme a “Sociedade dos Poetas Mortos” é um filme brilhante, pois mostra a importância do professor na vida dos alunos e da influência do mesmo no sentido de estimular o educando a se tornar cidadão e a desenvolver a criticidade, criatividade e a capacidade de raciocínio, sendo o mesmo um ser completo para exercer o seu papel na sociedade.
Fonte: Sociedade dos Poetas Mortos. Produção de Peter Weir. EUA: Abril Vídeo, 1989. Filme (128min).