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domingo, 23 de dezembro de 2012

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS E CONCEPÇÕES EM TORNO DO EJA


Quando se fala de Paulo Freire e as políticas de EJA (Ensino de Jovens e Adultos), fala-se da educação libertadora e da pedagogia da libertação, movimentos esses que visam quebrar o jugo sobre os seres em sua fase de educação, de forma independente, conduzindo-os a um mundo livre de domínios externos, de influências malignas visando manipular as grandes massas, como dizia Paulo Freire ”a pedagogia libertadora deveria ser forjada junto com os oprimidos e não para eles, pedagogia que faça da opressão e de suas causas objeto de reflexão dos oprimidos, de que resultará o seu engajamento necessário na luta por sua libertação, em que esta pedagogia se fará e refará. O grande problema está em como poderão os oprimidos, que “hospedam” o opressor em si, participar da elaboração, como seres duplos da pedagogia de sua própria libertação”. Liberdade é a palavra que podemos usar para descrever Paulo Freire e ao EJA, pois ambos tinham e tem como meta travar uma luta incansável pela liberdade dos indivíduos, batalham para que venham ter uma oportunidade onde em sua maioria fica restrita a um pequeno grupo, lutam por uma educação que visa oportunizar ao individuo uma perspectiva maior de vida através do ensino, "foi aprendendo que aprendi ser possível ensinar"¹, hoje vemos um maior esforço por parte da escola através do Ensino de Jovens e Adultos (EJA), sendo que o mesmo aplica uma educação secular a aqueles que não conseguiram na infância e adolescência o aprendizado formal e curricular de uma escola. Portanto o EJA é o resultado da luta de Paulo Freire, que sempre defendeu uma educação libertadora e digna para todos, não uma "educação ditatorial ou bancária, no qual só o professor é o detentor de todo o conhecimento", mas uma educação que trabalhe o coletivo, criando as possibilidades para a construção de saberes. Nessa ótica que o EJA deve ser trabalhado, pensando em cada indivíduo, nas suas particularidades e nas suas reais necessidades.

EJA, “Ensino de Jovens e Adultos”.

¹ “Frase de Paulo Freire


domingo, 2 de dezembro de 2012

RESUMO DO LIVRO O MONGE E O EXECUTIVO

JAMES C. HUNTER

O livro ”O monge e o executivo” apresenta à história de John Daily, um executivo bem sucedido, técnico voluntário de um time de beisebol, casado e pai de dois filhos. Desde o início de sua vida John se via perseguido por um nome: “Simeão”. Ele não compreendia porque ao longo dos anos o mesmo sonho lhe transmitia a mesma mensagem: “Encontre Simeão e o ouça!”.
Depois de um movimento sindical na fábrica em que trabalha no qual não teve habilidade para negociar, vivenciando as constantes reclamações de sua esposa e a desobediência de seus filhos, John começa a ver que nem tudo estava como queria. Na tentativa de ajudá-lo sua esposa sugere que ele vá se aconselhar com o pastor de sua igreja, que o sugere a participar de um retiro num mosteiro cristão de nome João da Cruz, próximo ao lago Michigan.  
O que mais lhe despertou interesse foi o fato do lendário Len Hoffman, um executivo aposentado, ser um dos frades do local. Apesar de sua resistência e o receio de perder sua família, decidiu ir.
Ao chegar foi recepcionado por um padre de nome Peter, e ao indagar sobre a programação descobriu que Len Hoffman seria responsável pelo curso de liderança, porém o que mais lhe surpreendeu foi o nome que Len tinha recebido no mosteiro: “Simeão”.
Durante as aulas ministradas, o primeiro debate foi sobre a diferença entre poder e autoridade, e o conceito de liderança. Continuaram a discussão sobre o velho e o novo paradigma, de como ter o cliente como aliado. Foi colocada a questão dos modelos de liderança dos quais Len acredita que a autoridade sempre se estabelece ao servir aos outros e sacrificar-se por eles, e isso trouxe a reunião questionamentos sobre o ato de amar, que, na visão de um líder, deve ser traduzido pelo comportamento e pela escolha, na junção do falar e do fazer, deixando de lado o sentimento.
Mais conhecido como amor ágape, à bondade, o respeito e a paciência são uma de suas principais características. Sinônimo de liderança, este conceito, aqui, significa o que você faz e não o que você sente, ou seja, você pode odiar uma pessoa mais pode agir com amor. Sobre o ambiente foi ressaltada a importância do bom cultivo para uma boa colheita, que só podemos colher os frutos que plantamos, e que no âmbito profissional o ambiente de trabalho tem que ser saudável para estimular os funcionários.  
Quando nos comprometemos a amar alguém e a nos doar a quem servimos, e analisamos as nossas ações e comportamentos com esse compromisso, com o passar do tempo desenvolveremos sentimentos positivos por essa pessoa. 
Quando nos comprometemos a concentrar atenção, tempo, esforço e outros recursos em alguém durante um tempo desenvolveremos sentimentos por essa pessoa. 
Na última reunião Len e o grupo conversaram sobre recompensas, após debaterem sobre o assunto chegaram à conclusão que a disciplina exigida para liderar com autoridade nos trará ganhos e benefícios, e que a recompensa da alegria é algo que traz satisfação interior e certeza de saber que você está verdadeiramente em sintonia com a vida.
Amar ao próximo, doar-nos e liderar com autoridade faz-nos quebrar os muros do egoísmo e ir de encontro às pessoas. No livro “O monge e executivo” o autor James C. Hunter nos mostra todos os requisitos para nos tornarmos um líder ideal. Quando tentamos trazer à memória os líderes que nos marcaram, tanto sociais como empresariais, nos deparamos com pessoas que tinham ou tem algo cativante, instigador e diferente. Embora existam muitas definições para a liderança, é possível encontrar dois elementos comuns em todas elas: por um lado é um fenômeno de grupo e, por outro, envolve um conjunto de influências interpessoais, exercidas num determinado contexto através de um processo de comunicação humana com vista à conquista de determinados objetivos específicos. Para liderar temos de influenciar as pessoas gerando motivação suficiente para pôr em prática o propósito definido pela estratégia e estruturado nas funções executivas. 
Nos momentos de reflexão do texto nos deparamos em conversas acaloradas que nos faz refletir a diferença entre poder e autoridade, sobre o amor, sentimento ou comportamento? As influencias do meio e nossas escolhas nos negócios e na vida. Assim entendemos que o líder de hoje é muito diferente do de antigamente, pois ele deve ser muito mais um sábio do que um técnico deve acompanhar todas as mudanças. Além disso, antes o bom Líder era aquele que sabia mandar, e hoje ele deve saber compartilhar e investir nas pessoas para que elas deem o melhor de si mesmas. Para James C. Hunter, o individuo não precisa ser chefe para ser líder. “Liderança é você inspirar e influenciar o outro para ação. É influenciar pessoas com entusiasmo e trabalho para o bem comum”. A diferença entre poder e autoridade consiste em: “poder é força que funciona por um tempo, mas fica velho”; “Autoridade, ao contrário, é a habilidade em conseguir que as pessoas façam sua vontade por conta de sua influência pessoal”. Um bom exemplo de autoridade, segundo ele, são nossas mães. “Elas atingem esse status porque nos serviram e continuam a nos servir ao longo de nossas vidas”.