O Bilinguismo é o uso de duas línguas
paralelas para comunicação com pessoas com deficiência auditiva, uma língua é a
nossa linguagem pátria ou a Língua portuguesa e a outra é a linguagem de
LIBRAS, sendo aprovada e implementada através da lei nº 10.436, de 24/04/2002,
que no artigo 1° institui a Linguagem por sinais (LIBRA) e outros recursos
usados para o bem da comunicação dessa linguagem, esse meio de comunicação é
usado como linguagem oficial dos deficientes auditivos. Essa linguagem
totalmente nova e voltada para os deficientes auditivos surgiu na Suécia em
1980 e foi a partir daí usada para a comunicação com os surdos, nas escolas e
também como meio de inserir professores com essa deficiência no ensino
curricular desse país.
No artigo 2° a lei garante o apoio governamental e de instituições ligadas ao governo federal à linguagem de LIBRAS e a sua difusão, ensino e uso.
O artigo 3° determina a adequação dos órgãos de saúde no sentido do atendimento a essas pessoas portadoras da deficiência auditiva, bem como o tratamento pelo sistema único de saúde (SUS).
O artigo 4° garante toda uma estrutura educacional no sentido de ensinar a linguagem aos fonoaudiólogos em formação e aos alunos do magistério, como parte do currículo pedagógico.
Já no decreto 5626/05, caracteriza-se as pessoas com perda auditiva e ainda oficializa o uso da linguagem de Libras através de incentivos governamentais e da inclusão da linguagem de libras nos cursos de Fonoaudiólogos e magistério para o exercício dessas profissões em instituições públicas e privadas.
No artigo 2° a lei garante o apoio governamental e de instituições ligadas ao governo federal à linguagem de LIBRAS e a sua difusão, ensino e uso.
O artigo 3° determina a adequação dos órgãos de saúde no sentido do atendimento a essas pessoas portadoras da deficiência auditiva, bem como o tratamento pelo sistema único de saúde (SUS).
O artigo 4° garante toda uma estrutura educacional no sentido de ensinar a linguagem aos fonoaudiólogos em formação e aos alunos do magistério, como parte do currículo pedagógico.
Já no decreto 5626/05, caracteriza-se as pessoas com perda auditiva e ainda oficializa o uso da linguagem de Libras através de incentivos governamentais e da inclusão da linguagem de libras nos cursos de Fonoaudiólogos e magistério para o exercício dessas profissões em instituições públicas e privadas.
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