Powered By Blogger

terça-feira, 6 de março de 2012

A importância da educação e a formação continuada como espaço coletivo e de fortalecimento da escola

Temos hoje a educação como foco de discussões no nosso país, nunca se viu tantas pessoas envolvidas com os estudos seja a nível básico, médio, técnico ou superior, são pessoas levadas de volta à escola com a vontade de aprender e de prosperar, melhorar de emprego ou simplesmente realizar o sonho de ter uma graduação, uma profissão ou como dizem: “ser alguém”, estamos em busca de mudanças. Embora para a maioria seja frustrante voltar a estudar, sendo que não existem cursos gratuitos para todos e a grande maioria não tem como pagar por esse privilégio.
A educação é o único meio de desenvolvimento social na vida das pessoas, e deve ser apoiada pelos governos em todas as esferas de poder, pois um povo com instrução é à base de desenvolvimento da nação. Apesar do apoio hoje existente por parte dos mesmos a defasagem é muito grande, tem de haver movimentos no sentido de se formarem núcleos regionais em todo o país dirigindo essa reforma que é de grande importância para o desenvolvimento do povo brasileiro e para a nação em si como meio de desenvolvimento econômico, existem já mudanças amplas nesse sentido, mas devemos avançar ainda mais, buscando novas práticas que estimule a participação de todos, que induza o cidadão a ver a educação não como algo instantâneo, mas sim como algo que deve ser buscado aos poucos para que haja uma mudança plena na mentalidade dos governos e do povo em geral e tudo isso baseado na construção de direitos.
Havendo um controle maior no sentido de um crescimento sustentado, planos educacionais de abrangência municipal, estadual e federal fazendo a inclusão daqueles que não tem acesso à educação e os inserido no mundo do conhecimento e incluindo-os no acesso a escola e investimentos em grande escala por parte dos poderes públicos municipais, estaduais e federais. Poderemos assim buscar o desenvolvimento real e democrático na educação brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário