Powered By Blogger

domingo, 27 de maio de 2012

WIKI: A GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA


A gestão democrática não deve se centralizar somente no Diretor da escola, mas também deve ser discutida, compreendida e exercida pelos alunos, funcionários, professores, pais e mães de estudantes, gestores, bem como pelas associações e organizações sociais da cidade e dos bairros. É um direito da sociedade e um dever do Poder Público. A escola se configura como um espaço de reconstrução e inovação, abrindo momentos para a formulação da gestão educacional e escolar, sendo que a mesma nem sempre é do agrado de todos, mas tem de ser feitas, embora seja centro de mudanças que atinge as pessoas, pois a gestão se faz interagindo com o outro e baseado em muito diálogo, negociação, humildade, aceitação, gestão de conflitos, tomadas de decisões e muitos outros fatores.
As escolas, os gestores, os professores, os alunos e a comunidade escolar são agentes fundamentais no processo de emancipação dos envolvidos na educação, por isso precisam ser incluídos no desenvolvimento de programas, projetos e ações que cercam a produção do trabalho escolar, pois devem ser concebidos como agentes transformadores da realidade em que atuam. A emancipação social dever ser criada numa perspectiva democrática e de qualidade, sendo um projeto de inclusão que envolva a todos sem exceções. O homem tem suas históricas necessidades dentro da área da educação, dentre elas estão o desenvolvimento físico, político, social, cultural, filosófico, profissional, afetivo e outros. Temos como avanços dessas necessidades do ser dentro da educação, incluindo-o na participação ampla nos processos de gestão da mesma, o Projeto Político Pedagógico (PPP), avanço tal que pode centralizar os gestores, professores, alunos, comunidade e pais num processo democrático de gestão educacional.
A gestão educacional democrática contempla a divisão de direitos e deveres entre os seres envolvidos consolidando a ideia democrática na escola. O poder não se centraliza somente nas mãos dos gestores (diretor e pedagogos), mas abre um leque amplo de opções de inclusão das outras pessoas envolvidas na educação, tornando a escola um local de discussão, escolha, realização e implantação de projetos antes impossíveis de se colocar em prática, pois a partir do momento em que tudo é resolvido de forma democrática, às dificuldades são minimizadas e soluções práticas e que agradem a maioria são colocadas em uso, basta ver que sempre que um grupo maior e abrangente inicia a busca por algo, um direito, uma melhoria ou uma mudança na qualidade de ensino e valorização dos professores e dos alunos, para exigir investimentos em coisas físicas e materiais na estrutura da escola, cita: reforma compra de equipamentos, livros para biblioteca, material de informática e muitas outras necessidades do dia a dia que nem sempre é disponibilizada pelo poder público, a chance de sucesso é muito maior, pois nesse empenho estão envolvidos todos os interessados, dando maior poder de palavra à instituição de ensino e principalmente a “gestão democrática” do mesmo.

Fonte: Apostila de Praticas de ensino, pag. 9 a 21- IFES/CEAD- Licenciatura em Informática.
http://videos.ifes.edu.br/index.php?option=com_hwdvideoshare&task=viewvideo&Itemid=1&video_id=442

Nenhum comentário:

Postar um comentário