Começando um planejamento de aula
Arindo Siston
Junior
Uma das partes
mais importantes na vida do professor é a aula em si, e para que a mesma
aconteça com sucesso tem de haver um planejamento prévio, o mesmo é a garantia
de que tudo vai estar dentro do controle e de que a turma vai assimilar o que
será ensinado na aula, daí nasce à necessidade de um bom planejamento de aula. “No
contexto da profissão docente, estamos e estaremos sempre em contato com a
questão do planejamento. Somos convocados, diariamente, a elaborarmos planos,
programas e projetos para atender às necessidades que surgem no cotidiano do
trabalho educativo.” O planejamento é o momento de autonomia do professor
no qual ele assume como autor e passa a exercer o direito de pensar, criar e de
propor alternativas para que a educação possa acontecer. “Conforme as
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação inicial de Professores da
Educação Básica (MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, 2000), nenhum professor consegue
criar, planejar, realizar, gerir e avaliar situações didáticas eficazes para a
aprendizagem e para o desenvolvimento dos alunos se ele não compreender, com
razoável profundidade e com a necessária adequação à situação escolar, os
conteúdos da área do conhecimento, o contexto escolar, bem como suas
especificidades.” Antes de começar a planejar uma aula devemos ter em mente
a realidade da turma na escola de estágio no qual atuamos para podermos
racionalizar, organizar e coordenar a nossa ação docente, articulando a
atividade escolar de acordo com o contexto daquela sala de aula e daquela
escola, devemos ter uma teoria que fundamente as ideias em busca da prática
concreta.
Características
que um planejamento deve ter: Objetividade: Resulta de anotações, análises e
interpretações precisas e pertinentes de fatos do cotidiano escolar, tudo isso
com o apoio do Professor Colaborador e do Supervisor de Estágio da escola
campo. Operacionalidade: O planejamento deve ter condições de ser aplicado e
executado, deve ser viável e funcional, dentro do tempo e de acordo com as
circunstâncias e métodos existentes. Orientador: Deve apresentar de forma clara
e objetiva as diretrizes, os métodos, os meios necessários e as formas de
avaliação, tendo coerência, simplicidade, organização e flexibilidade.
Responsabilidade: Não adianta elaborar um plano bonito e cheio de novas ideias
se não houver como ser executado, e se não assumir a responsabilidade que lhe
cabe no planejado. O planejamento é esse conjunto de diretrizes que deve ser
levado a sério para que tudo dê certo e para que os alunos aprendam naturalmente
e de forma eficiente e sejam avaliados de forma justa.
Fonte:
Material impresso de Estágio Supervisionado II, IFES/CEAD.
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