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quarta-feira, 25 de abril de 2012

Começando um planejamento de aula




Arindo Siston Junior

 

 

Uma das partes mais importantes na vida do professor é a aula em si, e para que a mesma aconteça com sucesso tem de haver um planejamento prévio, o mesmo é a garantia de que tudo vai estar dentro do controle e de que a turma vai assimilar o que será ensinado na aula, daí nasce à necessidade de um bom planejamento de aula. “No contexto da profissão docente, estamos e estaremos sempre em contato com a questão do planejamento. Somos convocados, diariamente, a elaborarmos planos, programas e projetos para atender às necessidades que surgem no cotidiano do trabalho educativo.” O planejamento é o momento de autonomia do professor no qual ele assume como autor e passa a exercer o direito de pensar, criar e de propor alternativas para que a educação possa acontecer. “Conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação inicial de Professores da Educação Básica (MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, 2000), nenhum professor consegue criar, planejar, realizar, gerir e avaliar situações didáticas eficazes para a aprendizagem e para o desenvolvimento dos alunos se ele não compreender, com razoável profundidade e com a necessária adequação à situação escolar, os conteúdos da área do conhecimento, o contexto escolar, bem como suas especificidades.” Antes de começar a planejar uma aula devemos ter em mente a realidade da turma na escola de estágio no qual atuamos para podermos racionalizar, organizar e coordenar a nossa ação docente, articulando a atividade escolar de acordo com o contexto daquela sala de aula e daquela escola, devemos ter uma teoria que fundamente as ideias em busca da prática concreta.

Características que um planejamento deve ter: Objetividade: Resulta de anotações, análises e interpretações precisas e pertinentes de fatos do cotidiano escolar, tudo isso com o apoio do Professor Colaborador e do Supervisor de Estágio da escola campo. Operacionalidade: O planejamento deve ter condições de ser aplicado e executado, deve ser viável e funcional, dentro do tempo e de acordo com as circunstâncias e métodos existentes. Orientador: Deve apresentar de forma clara e objetiva as diretrizes, os métodos, os meios necessários e as formas de avaliação, tendo coerência, simplicidade, organização e flexibilidade. Responsabilidade: Não adianta elaborar um plano bonito e cheio de novas ideias se não houver como ser executado, e se não assumir a responsabilidade que lhe cabe no planejado. O planejamento é esse conjunto de diretrizes que deve ser levado a sério para que tudo dê certo e para que os alunos aprendam naturalmente e de forma eficiente e sejam avaliados de forma justa.

 

Fonte: Material impresso de Estágio Supervisionado II, IFES/CEAD.

 

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