Powered By Blogger

terça-feira, 10 de abril de 2012

Plano de aula de informática



Arindo Siston Junior
Atila Raphael

Informática – Formatação de Texto

5º ano – matutino
Tempo estimado: 100 minutos – duas aulas

Objetivos Gerais:
     Aplicar a forma correta de manipulação de textos e figuras da internet no BrOffice Writer para apresentação de trabalhos acadêmicos.

Objetivos Específicos:
      Pesquisar um texto na internet, copiar e colar no Writer.
      Inserir uma imagem da internet referente ao texto.
      Formatar o texto com a imagem de acordo com o que foi solicitado.
      Salvar o trabalho em uma pasta no computador.

Conteúdos abordados:
    BrOffice Writer, selecionar texto, copiar, recortar, colar, renomear, formatação de texto, margens, parágrafos.
      Inserir figuras e textos salvos da internet, fazer a formatação dos mesmos e salvá-los em pasta escolhida no computador.

Metodologias e recursos:
      Quadro branco, explicação verbal, data-show e prática no laboratório.

Avaliação: 
   Oral, pelo menos uma pergunta para cada aluno.
  Pratica no computador avaliando a intimidade do aluno com a nova aprendizagem e a capacidade do mesmo cumprir as tarefas da avaliação, com atribuição de notas de aproveitamento.

1ª Aula:
1º Momento: 15 minutos de teoria com auxilio do quadro branco para fazer anotações.

2º Momento: 15 minutos de explicação utilizando Data show para enriquecer o aprendizado e familiarizar com a ferramenta.

3º Momento: 20 minutos de avaliação teórica verbal. Reunir os alunos em um círculo para discutir a finalidade da ferramenta, para avaliar o desenvolvimento da turma e as dificuldades de cada um, será feito no mínimo uma pergunta a cada aluno a respeito da manipulação do Writer.  Valendo um ponto para quem responder corretamente e 0,5 para quem tentar responder. (Min.: 0 – Max: 1)

  2ª Aula:
1º Momento: 20 minutos de reconhecimento da ferramenta de texto no computador com atividades simples como, digitação, formatação, inserção de figuras, da internet e instrução de como salvar os mesmos onde for escolhido no computador, como uma pasta selecionada para tal.

2º Momento: 30 minutos de atividade prática e avaliativa, sendo que o aluno deverá utilizar um buscador na internet e encontrar um texto e figuras dentro do assunto “REDES SOCIAIS E SEU IMPACTO NA VIDA DO ADOLESCENTE”, montar um trabalho de até duas laudas (páginas) inserindo as figuras e o texto, formatando-o. A nota total atribuída ao trabalho valerá (29) vinte e nove pontos, sendo que:
1.    Pesquisa dentro do tema, com referência ao autor e com assunto de relevância, com ortografia correta e com no mínimo de 15 linhas, valerá (5) cinco pontos.
2.    Montagem de figuras de acordo com o tema proposto terá nota (10) dez pontos.
3.    Formatação com fonte Arial, tamanho da fonte 12 e tamanho da fonte do título 14, texto Justificado, margem esquerda e superior três cm e direita e inferior dois cm, e o trabalho salvo na pasta com o nome do aluno em Meus Documentos no formato “odt” de acordo com a ferramenta de texto escolhida para tal, com o nome “Formatação no Writer”, valerá (15) quinze pontos.

Bibliografia:
      BrOffice.Org: Calc e Writer - RENATO SCHECHTER

Nenhum comentário:

Postar um comentário