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quarta-feira, 18 de abril de 2012

Plano de aula de informática

Arindo Siston Junior
Atila Raphael


Informática – Digitação, formatação e correção ortográfica de texto.


6º ano – noturno
Tempo estimado: 100 minutos – duas aulas
Disciplinas envolvidas: Informática e língua portuguesa

Objetivos Gerais:
Aplicar a forma correta de manipulação de textos no BrOffice Writer para apresentação de trabalhos escolares e avaliar o progresso do aluno.
Conhecer recursos de correção ortográfica, formatação de texto e arquivamento no BrOffice Writer.
Compreender a importância da boa apresentação estética dos textos e sua aplicação nos trabalhos escolares.


Objetivos Específicos:
Digitar texto no Writer.
Utilizar Corretor Ortográfico para verificar possíveis erros de digitação.
Formatar o texto de acordo com o solicitado.
Salvar o trabalho em uma pasta no computador.

Conteúdos abordados:
BrOffice Writer, digitar, formatar e corrigir ortograficamente o texto.
Salvar o texto em pasta escolhida no computador.


Metodologias e recursos:
Quadro branco, explicação verbal, data-show e prática no laboratório.

Avaliação:
Oral, pelo menos uma pergunta para cada aluno.
Prática no computador avaliando a capacidade de manipulação da ferramenta pelo aluno e a capacidade do mesmo cumprir as tarefas da avaliação, com atribuição de notas de aproveitamento.

1ª Aula:
1º Momento: 15 minutos de teoria aula discursiva com auxilio do quadro branco para fazer anotações.

2º Momento: 15 minutos de explicação utilizando Data show para expor o conteúdo já ensinado na explicação anterior e familiarizar o aluno com a ferramenta.

3º Momento: 20 minutos de avaliação teórica verbal. Reunir os alunos em um círculo para discutir a finalidade da ferramenta, para avaliar o desenvolvimento da turma e as dificuldades de cada um, será feito no mínimo uma pergunta a cada aluno a respeito da manipulação do Writer.  Valendo 2 pontos para quem responder corretamente e 0,5 para quem tentar responder. (Min.: 0 – Max: 2)

2ª Aula:
1º Momento: 20 minutos de reconhecimento da ferramenta de texto no computador com atividades simples como, digitação, formatação, correção ortográfica e instrução de como salvar os mesmos onde for escolhido no computador.

2º Momento: 30 minutos de atividade prática e avaliativa, sendo que o aluno deverá digitar o texto (Uma breve história da vida de Machado de Assis¹) fornecido impresso ou exibido no Data Show e formatando. A nota total atribuída ao trabalho valerá (18) dezoito pontos, sendo que:
Digitação de todo texto com ortografia correta, valerá (5) cinco pontos.
Formatação com fonte Arial, tamanho da fonte do título 14 - centralizado, tamanho da fonte do texto 12 - justificado, margem esquerda e superior 3 cm e direita e inferior 2 cm, e o trabalho salvo na pasta com o nome do aluno em Meus Documentos no formato “odt”, com o nome “Formatação no BrOffice”,  valerá (13) treze pontos.

Referência: RENATO SCHECHTER, BROFFICE.ORG: CALC E WRITER, CAMPUS EDITORA, 2007.
Referência do texto a digitar e formatar: ¹http://www.biblio.com.br/defaultz.asp?link=http://www.biblio.com.br/conteudo/MachadodeAssis/MachadodeAssis.htm

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